Bíblia de Estudo Pessoal
Mateus
As Boas Novas Segundo Mateus, 10
1 Então ele convocou os seus 12 discípulos e lhes deu autoridade sobre espíritos impuros, para os expulsarem e para curarem todo tipo de doenças e todo tipo de enfermidades.
2 Os nomes dos 12 apóstolos são estes: primeiro, Simão, o chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
|
3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu;
|
4 Simão, o Cananita; e Judas Iscariotes, que mais tarde o traiu.
|
5 Jesus enviou esses 12, dando-lhes as seguintes instruções: “Não se desviem para a estrada das nações e não entrem em cidade samaritana;
6 mas, em vez disso, vão somente às ovelhas perdidas da casa de Israel.
7 Ao irem, preguem, dizendo: ‘O Reino dos céus está próximo.’
|
8 Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, portanto deem de graça.
|
9 Não adquiram ouro, nem prata, nem cobre para o seu cinto,
|
10 nem bolsa de provisões para a viagem, nem roupa extra,*1 nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador merece o seu alimento.
|
11 “Em qualquer cidade ou aldeia em que entrarem, procurem nela quem é merecedor e fiquem ali até partirem.
|
12 Ao entrarem na casa, cumprimentem a família.
|
13 Se a casa for merecedora, venha sobre ela a paz que lhe desejam; mas, se ela não for merecedora, que a paz volte a vocês.
14 Onde quer que alguém não os receber nem ouvir as suas palavras, ao saírem daquela casa ou daquela cidade, sacudam o pó dos seus pés.
|
15 Digo-lhes a verdade: No Dia do Julgamento será mais suportável para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.
|
16 “Eu os envio como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam cautelosos como as serpentes, mas inocentes como as pombas.
|
17 Tenham cuidado com os homens, pois eles os entregarão aos tribunais locais e os açoitarão nas sinagogas deles.
|
18 E vocês serão levados diante de governadores e reis, por minha causa, para darem testemunho a eles e às nações.
19 No entanto, quando entregarem vocês, não fiquem preocupados*1 com o que falar ou como falar, porque naquela hora lhes será dado o que falar.
|
20 Pois quem fala não são apenas vocês, mas é o espírito do seu Pai que fala por meio de vocês.
21 Além disso, irmão entregará irmão à morte, e o pai ao seu filho, e os filhos se levantarão contra os pais e farão com que sejam mortos.
22 E vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim será salvo.
|
23 Quando os perseguirem numa cidade, fujam para outra; pois eu lhes digo a verdade: Vocês de modo algum percorrerão todas as*1 cidades de Israel antes de chegar o Filho do Homem.
|
|
24 “O aluno não está acima do seu instrutor, nem o escravo acima do seu senhor.
25 Basta que o aluno se torne como o seu instrutor, e o escravo como o seu senhor. Se chamaram de Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos da sua casa!
|
26 Portanto, não tenham medo deles, pois não há nada encoberto que não venha a ser descoberto, e não há nada secreto que não se torne conhecido.
27 O que eu lhes digo na escuridão, digam na luz; e o que é sussurrado em seus ouvidos, preguem dos terraços das casas.
|
28 E não fiquem com medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma; em vez disso, temam aquele que pode destruir na Geena tanto a alma como o corpo.
|
29 Não se vendem dois pardais por uma moeda de pequeno valor? Contudo, nem mesmo um deles cairá no chão sem o conhecimento do Pai de vocês.
|
30 Mas até mesmo os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.
|
31 Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais.
32 “Então, todo aquele que declarar diante dos homens que está em união comigo, eu também declararei diante do meu Pai, que está nos céus, estar em união com ele.
33 Mas quem me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai, que está nos céus.
34 Não pensem que vim trazer paz à terra; vim trazer não a paz, mas a espada.
35 Pois vim causar divisão: o homem contra o pai, a filha contra a mãe, e a nora contra a sogra.
36 Realmente, os inimigos do homem serão os da sua própria casa.
37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
38 E quem não aceita a sua estaca de tortura e não me segue não é digno de mim.
|
39 Quem achar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida por minha causa a achará.
|
40 “Quem recebe vocês, recebe também a mim, e quem me recebe, recebe também Aquele que me enviou.
41 Quem receber um profeta porque ele é profeta receberá a recompensa de um profeta, e quem receber um homem justo porque ele é homem justo receberá a recompensa de um homem justo.
|
42 E quem der a um destes pequenos ainda que seja um copo de água fria para beber, porque ele é discípulo, garanto a vocês que de modo algum perderá a sua recompensa.”
Notas pessoais
- Mat. 10:1
-
Pela primeira vez, humanos teriam autoridade sobre anjos (demônios). Com base nas palavras de Satanás, registradas em Jó 4:15-21, esses espíritos impuros foram bastante humilhados, uma vez que Satanás se referiu ao ser humano como quem é "completamente esmagados do dia para a noite, desaparecem para sempre, e ninguém percebe."
- Mat. 10:3
-
Mateus identifica a si mesmo como "o cobrador de impostos". Sua intenção não era informar a profissão, pois não fez isso com nenhum outro nome. Mas vemos aqui sua humildade, visto que sua antiga profissão era desprezível para os judeus (Mat. 9:11).
- Mat. 10:4
-
É curioso notar que "Judas Iscariotes, que mais tarde o traiu", também recebeu autoridade para expulsar demônios e curar doenças. Talvez ele tenha usado esse poder mesmo quando já estava se desviando da verdade, agindo como ladrão (João 12:4-6). Isso ilustra que há aqueles em posição de autoridade que não merecem estar ali, mas sua remoção não é instantânea (Ecl. 10:5-7).
- Mat. 10:5
-
Jesus estabelece um modelo de pregação baseado em território designado, ao orientar: "Não se desviem".
- Mat. 10:8
-
O ministério cristão é, em sua origem, um serviço voluntário. Não é feito por salário, mas sim "de graça". A capacidade de curar era um serviço que, na época, poderia render dinheiro, como se vê no caso da mulher curada do fluxo de sangue (Mar. 5:25-26).
- Mat. 10:9-10
-
Jesus apresentava uma nova forma de viver ao dizer "Não adquiram". Não se tratava de não ter, mas de não focar o esforço em adquirir bens. O trabalho principal era encontrar os merecedores, estando contente apenas com o sustento diário (Mat. 6:11).
- Mat. 10:11-12
-
A expressão "procurem" indica um trabalho que ia além de apenas proclamar, como se estivessem num lugar fixo. Os discípulos deviam se mover ativamente, de casa em casa, realizando uma busca.
- Mat. 10:16
-
As serpentes geralmente não atacam, mas fogem; o ataque ocorre apenas quando se sentem ameaçadas. O conselho de Jesus focou na cautela, indicando que não devemos buscar o confronto, mas sim evitar embates infrutíferos.
- Mat. 10:20
-
Declarar a mensagem de Deus é algo que se faz com a ajuda dele. Em João 14:26, Jesus explica que o espírito santo faria os discípulos "lembrar de todas as coisas que [Jesus] lhes disse". Aqui, lemos que "quem fala não são apenas vocês, mas é o espírito". Em ambos os casos, existe uma divisão de responsabilidades: não é somente o espírito que fala, a pessoa também deve ter o conhecimento do que falar.
- Mat. 10:21-23
-
O tipo de perseguição que Jesus descreve aqui ocorreu, em sua maior parte, depois que ele já havia ressuscitado e estava no céu. Dessa forma, a instrução do versículo 5, inicialmente para os 12 apóstolos, ganha um alcance maior, estendendo-se até a 'chegada do Filho do Homem'.
- Mat. 10:28
-
Jesus esclarece dois pontos: 1) alma e corpo são distintos; e 2) ambos são destrutíveis, ou seja, a alma é mortal. A distinção entre corpo (físico) e alma (a pessoa) pode ser entendida mas facilmente observando a condição de duas pessoas (almas) que nascem em um único corpo, como gêmeos siameses.
- Mat. 10:32
-
Conceitos que apontam para Jesus como sendo o Deus Todo-Poderoso, como a Trindade, são desfeitos aqui, quando Jesus diz: "eu também declararei diante do meu Pai, que está nos céus". Estando na Terra, Jesus fala em tempo presente que seu Pai está nos céus. Qualquer pessoa que leia os evangelhos sem ideias pré-concebidas entende que o Pai e o Filho são duas pessoas distintas.
- Mat. 10:40-42
-
O ser humano é falho; Judas Iscariotes, por exemplo, tinha autoridade para curar doentes mesmo sendo imperfeito. O que se destaca aqui é a atitude em relação ao cargo que a pessoa representa. O texto envolve "receber um profeta porque ele é profeta", e não necessariamente por quem ele é como pessoa, que, em certas situações, poderia ser repreensível.