Bíblia de Estudo Pessoal

1 Reis

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

O Primeiro dos Reis, 1

1 O rei Davi já era de idade bem avançada,*1 e embora o cobrissem, ele não se aquecia.

  1. Lit.: “avançado em dias”.

2 Então os seus servos lhe disseram: “Vamos procurar uma moça, uma virgem, para o meu senhor, o rei, e ela servirá o rei como sua enfermeira. Ela se deitará em seus braços para que o meu senhor, o rei, se aqueça.”

3 Assim, eles procuraram em todo o território de Israel uma moça bonita e acharam Abisague, a sunamita, e a levaram ao rei.

4 A moça era extremamente bela; ela se tornou a enfermeira do rei e o servia, mas o rei não teve relações sexuais com ela.

5 Nesse meio-tempo, Adonias, filho de Hagite, se enaltecia, dizendo: “Eu serei o rei!” Ele providenciou para si um carro real e cavaleiros, bem como 50 homens para correrem à frente dele.

6 Mas seu pai nunca o tinha confrontado,*1 dizendo: “Por que você faz isso?” Ele também era muito bonito, e tinha nascido depois de Absalão.

  1. Ou: “nunca tinha ferido seus sentimentos; nunca o tinha censurado”.

7 Adonias conversou com Joabe, filho de Zeruia, e com Abiatar, o sacerdote, e eles lhe ofereceram ajuda e apoio.

8 Mas Zadoque, o sacerdote, Benaia, filho de Jeoiada, Natã, o profeta, Simei, Reí e os guerreiros valentes de Davi não apoiaram Adonias.

9 Por fim, Adonias ofereceu sacrifícios de ovelhas, de bois e de bezerros gordos,*1 junto à pedra de Zoelete, que fica perto de En-Rogel. Ele convidou todos os seus irmãos, os filhos do rei, e todos os homens de Judá, os servos do rei.

  1. Ou: “animais cevados”.

10 Mas não convidou Natã, o profeta, nem Benaia e os guerreiros valentes, nem Salomão, seu irmão.

11 Natã disse então a Bate-Seba, mãe de Salomão: “Você não ouviu dizer que Adonias, filho de Hagite, se tornou rei? E o nosso senhor Davi não está sabendo de nada disso.

12 Portanto, escute-me agora, por favor; vou lhe dar um conselho, para que você possa salvar a sua vida e a vida*1 do seu filho Salomão.

  1. Ou: “a sua alma e a alma”.

13 Vá ao rei Davi, e diga-lhe: ‘Não foi o meu senhor, o rei, que jurou à sua serva: “Seu filho Salomão se tornará rei depois de mim, e é ele quem se sentará no meu trono”? Então, por que Adonias se tornou rei?’

14 Enquanto você ainda estiver falando com o rei, eu entrarei e confirmarei as suas palavras.”

15 Assim, Bate-Seba entrou no quarto do rei. O rei estava muito idoso, e Abisague, a sunamita, servia o rei.

16 Bate-Seba se curvou e se prostrou diante do rei. O rei perguntou: “Qual é o seu pedido?”

17 Ela respondeu: “Foi o meu senhor que jurou à sua serva por Jeová, seu Deus: ‘Seu filho Salomão se tornará rei depois de mim, e é ele quem se sentará no meu trono.’

18 Mas agora Adonias tornou-se rei, e o meu senhor, o rei, não está sabendo de nada disso.

19 Ele sacrificou touros, bezerros gordos*1 e ovelhas, em grande quantidade, e convidou todos os filhos do rei, bem como Abiatar, o sacerdote, e Joabe, chefe do exército; mas não convidou Salomão, seu servo.

  1. Ou: “animais cevados”.

20 E agora, meu senhor, o rei, os olhos de todo o Israel estão voltados para o senhor, para que lhes diga quem se sentará no seu trono, como sucessor do meu senhor, o rei.

21 Se não fizer isso, assim que o meu senhor, o rei, descansar com os seus antepassados, eu e meu filho Salomão seremos considerados traidores.”

22 Enquanto ela ainda estava falando com o rei, chegou Natã, o profeta.

23 Imediatamente informaram ao rei: “O profeta Natã está aqui!” Ele entrou perante o rei e prostrou-se diante do rei com o rosto por terra.

24 Natã perguntou: “Meu senhor, o rei, por acaso o senhor disse: ‘Adonias se tornará rei depois de mim, e é ele quem se sentará no meu trono’?

25 Pois hoje ele foi sacrificar touros, bezerros gordos*1 e ovelhas, em grande quantidade, e convidou todos os filhos do rei, os chefes do exército e Abiatar, o sacerdote. Eles estão lá comendo e bebendo com ele, e estão dizendo: ‘Viva o rei Adonias!’

  1. Ou: “animais cevados”.

26 Mas ele não convidou a mim, seu servo, nem a Zadoque, o sacerdote, nem a Benaia, filho de Jeoiada, nem a Salomão, seu servo.

27 Por acaso o meu senhor, o rei, autorizou isso sem dizer ao seu servo quem deve se sentar no seu trono como sucessor do meu senhor, o rei?”

28 Em vista disso, o rei Davi disse: “Chamem Bate-Seba.” Então ela entrou e ficou de pé diante do rei.

29 E o rei fez o seguinte juramento: “Tão certo como vive Jeová, aquele que me livrou*1 de toda aflição,

  1. Ou: “que resgatou a minha alma”.

30 assim como lhe jurei por Jeová, o Deus de Israel, dizendo: ‘Seu filho Salomão se tornará rei depois de mim, e é ele quem se sentará no meu trono em meu lugar!’, assim farei neste dia.”

31 Então Bate-Seba se curvou e se prostrou com o rosto por terra diante do rei, e disse: “Que o meu senhor, o rei Davi, viva para sempre!”

32 O rei Davi disse imediatamente: “Chamem Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, e Benaia, filho de Jeoiada.” Então eles entraram perante o rei.

33 O rei disse-lhes: “Levem com vocês os servos do seu senhor, e façam meu filho Salomão montar na minha mula e conduzam-no para baixo, a Giom.

34 Lá, Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, o ungirão rei sobre Israel. Depois toquem a buzina e digam: ‘Viva o rei Salomão!’

35 Então voltem atrás dele, e ele virá e se sentará no meu trono. Ele será rei no meu lugar, e eu o designarei como líder de Israel e de Judá.”

36 Em vista disso, Benaia, filho de Jeoiada, disse imediatamente ao rei: “Amém! Que Jeová, o Deus do meu senhor, o rei, confirme isso.

37 Assim como Jeová esteve com o meu senhor, o rei, esteja também com Salomão, e que Ele faça o trono de Salomão maior do que o trono do meu senhor, o rei Davi.”

38 Então Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, Benaia, filho de Jeoiada, e os queretitas e os peletitas foram e fizeram Salomão montar na mula que pertencia ao rei Davi, e o conduziram a Giom.

39 E Zadoque, o sacerdote, trouxe da tenda o chifre com o óleo e ungiu Salomão; então começaram a tocar a buzina, e todo o povo começou a gritar: “Viva o rei Salomão!”

40 Depois, todo o povo subiu atrás dele, tocando flautas e alegrando-se muito, de modo que a terra tremia*1 com o barulho deles.

  1. Lit.: “se fendeu”.

41 Ao terminarem de comer, Adonias e todos os seus convidados ouviram o barulho. Assim que Joabe ouviu o som da buzina, disse: “O que significa essa agitação na cidade?”

42 Enquanto ainda falava, chegou Jonatã, filho de Abiatar, o sacerdote. Adonias disse então: “Entre, pois você é um homem bom*1 e deve trazer boas notícias.”

  1. Ou: “de valor”.

43 Mas Jonatã disse a Adonias: “Pelo contrário. Nosso senhor, o rei Davi, fez Salomão rei.

44 O rei enviou Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, Benaia, filho de Jeoiada, bem como os queretitas e os peletitas para acompanhar Salomão, e fizeram-no montar na mula que pertence ao rei.

45 Então Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, o ungiram rei em Giom. Depois eles subiram de lá, alegrando-se, e a cidade está agitada. Esse foi o barulho que vocês ouviram.

46 Além disso, Salomão sentou-se no trono real.

47 Outra coisa, os servos do rei foram parabenizar o nosso senhor, o rei Davi, dizendo: ‘Que o seu Deus faça o nome de Salomão mais glorioso do que o nome do senhor e faça o trono dele maior do que o trono do senhor!’ Então o rei se curvou sobre a cama.

48 E o rei também disse: ‘Louvado seja Jeová, o Deus de Israel, que hoje providenciou alguém para se sentar no meu trono e permitiu que os meus próprios olhos vissem isso!’”

49 E todos os convidados de Adonias ficaram apavorados; eles se levantaram e foram embora.

50 Adonias também ficou com medo por causa de Salomão. Por isso se levantou e foi agarrar-se aos chifres do altar.

51 Então informaram ao rei Salomão: “Adonias ficou com medo do rei Salomão e se agarrou aos chifres do altar, dizendo: ‘Que o rei Salomão primeiro me jure que não entregará seu servo à morte pela espada.’”

52 Diante disso, Salomão disse: “Se ele se comportar de modo digno, nem sequer um fio de cabelo seu cairá ao chão; mas, se for achado nele o que é mau, terá de morrer.”

53 Portanto, o rei Salomão mandou que o fizessem descer do altar. Ele entrou então e se curvou diante do rei Salomão, e Salomão lhe disse: “Vá para a sua casa.”