Bíblia de Estudo Pessoal

Miqueias

1

2

3

4

5

6

7

Miqueias, 3

1 Eu disse: “Ouçam, por favor, cabeças de Jacó, E vocês, governantes da casa de Israel. Vocês não deviam saber o que é justo?

2 Mas vocês odeiam o que é bom e amam o que é mau; Arrancam a pele do meu povo e a carne dos seus ossos.

3 Também comem a carne do meu povo E tiram a sua pele, Esmagam os seus ossos e os fazem em pedaços, Como o que se cozinha num caldeirão,*1 como a carne numa panela.

  1. Ou: “numa panela de boca larga”.

4 Virá o tempo em que eles clamarão a Jeová por ajuda, Mas ele não lhes responderá. Naquele tempo ele esconderá deles a sua face, Por causa das suas maldades.

5 Assim diz Jeová contra os profetas que desencaminham o meu povo, Que proclamam paz quando têm algo para mastigar*1 com os dentes, Mas declaram*2 guerra contra quem não põe nada na sua boca:

  1. Ou, possivelmente: “enquanto mordem”.

  2. Lit.: “santificam”.

6 ‘Vocês terão noite; não haverá visão; Haverá apenas escuridão para vocês, nenhuma adivinhação. O sol se porá para os profetas, E o dia escurecerá para eles.

7 Os videntes ficarão envergonhados, E os adivinhos ficarão desapontados. Todos eles cobrirão a boca,*1 Pois não haverá resposta da parte de Deus.’”

  1. Ou: “o bigode”.

8 Quanto a mim, fiquei cheio de poder por meio do espírito de Jeová, Também de justiça e de força, Para declarar a Jacó a sua rebeldia e a Israel o seu pecado.

9 Ouçam isto, por favor, cabeças da casa de Jacó, E vocês, governantes da casa de Israel, Que detestam a justiça e pervertem tudo o que é certo,

10 Que constroem Sião com derramamento de sangue e Jerusalém com injustiça.

11 Os líderes*1 dela julgam por suborno, Seus sacerdotes instruem por um preço, E seus profetas praticam adivinhação por dinheiro.*2 E ainda assim se apoiam*3 em Jeová, dizendo: “Não está Jeová conosco? Nenhuma calamidade virá sobre nós.”

  1. Lit.: “cabeças”.

  2. Ou: “prata”.

  3. Ou: “afirmam se apoiar”.

12 Portanto, por causa de vocês Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará montões de ruínas, E o monte da Casa*1 se tornará uma colina coberta de árvores.*2

  1. Ou: “do templo”.

  2. Ou: “como altos numa floresta”.